Administração - Quarta-feira, 20 de Dezembro de 2017

Mutirão da Biometria movimenta o Estado

Mutirão da biometria vai ocorrer no mês de dezembro aos sábados e no dia 8, feriado.

Mutirão da Biometria movimenta o Estado

A Justiça Eleitoral do Estado São Paulo realiza Mutirão da Biometria nos sábados, dias 2, 9 e 16 de dezembro, e também na sexta-feira, dia 8, feriado no Judiciário. A iniciativa tem o intuito de incentivar os eleitores do Estado a realizarem o cadastramento biométrico.

Os eleitores que ainda não realizaram o procedimento poderão aproveitar a oportunidade e comparecer ao respectivo cartório eleitoral ou postos de atendimento, das 9h às 18h. O atendimento será realizado por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento. Nos postos eleitorais instalados nas unidades do Poupatempo , o atendimento será normal, até as 13h.

O mutirão atenderá, ainda, o eleitor que precisa tirar o título de eleitor pela primeira vez ou fazer a transferência do seu domicílio eleitoral. Nesses casos, o eleitor também terá coletada a sua biometria.

Compartilhar página via google plus
[TRE-SP_biometria_quatro_dedos]

Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Mário Devienne Ferraz, “o intuito da iniciativa é aumentar a capacidade de atendimento da Justiça Eleitoral e, principalmente, garantir mais uma facilidade para os eleitores realizarem o cadastramento biométrico”.

O que levar

O eleitor deve levar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência recente em seu nome e título eleitoral, se tiver.

Biometria obrigatória

O cadastramento biométrico já é obrigatório em Guarulhos, Sorocaba e em mais 83 cidades paulistas. Os eleitores dessas cidades que não realizarem a biometria terão o título eleitoral cancelado, o que implica diversos impedimentos na vida civil, como renovar matrícula em estabelecimento oficial de ensino, tomar posse em cargo público e obter passaporte.

“Estamos trabalhando para reduzir os transtornos aos eleitores que deixam para fazer a biometria na última hora. Esperamos que eles aproveitem o mutirão da biometria para ficar em dia com a Justiça Eleitoral”, diz Erick Viana, chefe do cartório da 394ª Zona Eleitoral e do Posto de Atendimento de Guarulhos.

O que é a biometria?

A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O leitor biométrico da urna eletrônica confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.

Serviço:

O que levar: documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência recente no nome do eleitor e título eleitoral, se tiver.

Datas: 2, 8, 9 e 16 de dezembro, das 9 às 18 horas, excetos nos postos do Poupatempo com serviços eleitorais, que funcionarão normalmente até as 13 h.

Aonde ir: cartórios eleitorais, postos de atendimento e postos do Poupatempo com serviços eleitorais.